top of page

PROCURE POR TAGS: 

POSTS RECENTES: 

SIGA

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • Instagram Clean Grey

[Psicologia] Freud - Teoria da Personalidade

  • Elaize C. Ferreira
  • 10 de nov. de 2016
  • 2 min de leitura

Sigmund Freud ou somente "Freud" é um dos nomes mais lembrados quando o assunto é psicologia. Este homem desenvolveu diversas teorias que são consideradas até os dias atuais, entre elas a mais aceita e influente é a teoria da personalidade.

Aqui vou abordar o básico para entendermos como o poder de nossa mente influência na criação de nossas personalidades.

Para começarmos a entender como funciona a mente, devemos conhecer três níveis importantíssimos de nossa consciência: o consciente, o pré-consciente e o inconsciente.

O consciente é o nível mais elevado da nossa psique, nele estão "armazenados" todos os nossos pensamentos ativos, ou seja, nós temos a consciência de que eles existem e racionalmente decidimos ações através dele.

O nosso pré-consciente já não é tão ativo, nele existem pensamentos e sentimentos que estão presentes, mas que precisam ser influenciados por algo para poder ser racionalizado e colocado em ação.

Já o nosso inconsciente é o lado mais irracional e escondido de nossa mente, através dele surgem pensamentos, sentimentos e ações muitas vezes inesperadas, simplesmente pelo fato de estar dentro da nossa mente, mas de maneira inativa, de modo que não conseguimos acessar com facilidade.

Através desses níveis de consciência Freud localizou três pontos de estrutura do nosso consciente, são eles o ID, o Ego e Superego.

De acordo com Freud, o ID é o lado imaturo, irracional e impulsivo da psique. É a parte de nossa mente que tem desejos, fetiches e devaneios. Desejos que são dificilmente controláveis, pois essa é a estrutura de nossa consciência que mais está envolvida em nosso inconsciente. É ela quem está sempre em busca de satisfação de prazeres.

O Ego é a parte mais consciente de nossa mente, é ele o lado racional responsável, o que mais se envolve com nosso consciente. Freud usa como exemplo responsável fácil para entender esse ponto, o cavalo e seu cavalheiro, apresentando a ideia de que o homem que se esforça bravamente para domar o cavalo, é o nosso Ego, enquanto o cavalo selvagem e resistente é o nosso ID. ele ressalta que nosso ego é o ponto de equilíbrio em nossa mente, pois é ele quem determina com bravura os nossos atos irracionais.

O Superego está entre nosso consciente e nosso inconsciente . Ele é ditado à regras, à leis, à nossa moralidade; inconscientemente ele aponta tudo o que aprendemos entre certo e errado, e no momento em que cometemos um erro, o nosso superego aciona um sentimento de culpa, assim como quando nos superamos a fazer algo certo, esse mesmo "superego" nos transmite um sentimento de paz e orgulho próprio.

Estes são os pontos básicos para iniciarmos o entendimento sobre a teoria da personalidade.

Comentarios


© 2016 Xêru - Blog da Elai

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page